Home  Home    
 
Passion News
Fotos
Vídeos
Eventos
Blog
Quem Faz
Contato
O que é Zouk
NewsLetter
Assessoria
 
Morreu o vocalista da banda "Kassav"




A Comunidade Zouk está de luto pela morte de Patrick Saint-Éloi, vocalista da banda antilhana Kassav, ocorrida no sábado, num hospital de Guadalupe, vítima de doença prolongada, anunciou uma fonte ligada ao cantor.

O artista, de nacionalidade francesa, que nasceu em 20 de Outubro de 1958, em Pointe-à-Pitre (Guadalupe), abandonou a ilha aos 17 anos, fixando-se em Paris para tentar a carreira musical.

Além de integrar os Kassav, realizou trabalhos a solo, tendo, nessa condição, editado o primeiro disco, “Mizik Sé Lanmou” (A Música É Amor), em 1985. Foi com este álbum que se tornou conhecido, sendo, a partir daí, considerado um pioneiro do Zouk Love (Zouk Amor) das Caraíbas e o crooner mais conhecido de Guadalupe.   Patrick obteve consagração internacional em 1999, quando actuou no Olympia de Paris, tornando-se uma espécie de embaixador da cultura de Guadalupe, pois nunca abandonou as origens.

Em 2002 abandonou os Kassav’ e regressou a Guadalupe, três anos depois colaborou num disco de Gilberto Gil e em 2007 editou o álbum “Zoukolexion” do qual viria a ser editado um segundo volume um ano depois.
 
Em Maio de 2007, quando celebrou 25 anos de carreira, actuou no Zénith de Paris e em Agosto de 2008 foi homenageado em Moule, em Guadalupe.

Plezi” (2005), “Swing Karaib” (2002), “À la demande” (2000), “À l´Olympia” (2000), “Zoukamine” (1994) e “Bizouk” (1992) são os títulos dos seus trabalhos a solo.

O Zouk e os Kassav

O Zouk é um género musical e de dança originário das Antilhas, sobretudo das francesas – Martinica, Guadalupe e Guiana – cantado em crioulo. Este estilo musical tem uma forte presença nos países africanos de língua oficial portuguesa.

Alguns investigadores deste estilo de música sustentam tratar-se de um ritmo proveniente da cultura árabe, razão pela qual também é encontrado em bases musicais de países como Portugal e Espanha, árabes e nos continentes africano e americano.

O grupo Kassav’, palavra que em crioulo haitiano significa mandioca, é uma banda de Guadalupe formada no final dos anos 1970, também conhecida como banda de Zouk amor.

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/morreu_o_vocalista_da_banda_kassav


 
 
Congresso Mundial de Zouk
 

 
 
 
 
 
 

2009 ZOUK PASSION - Todos os direitos reservados