LiveZilla Live Chat Software
Chat Zouk Passion
Zouk Passion
 
Zouk Passion

 

UM POUCO SOBRE O ZOUK

 

No final da década de 80 do século XX, as pistas de dança foram invadidas por um novo ritmo que assim como o maxixe mexeu com a moral da época: a Lambada. Esta dança explodiu no verão europeu de 1989. A música "Llorando Se Fue" era um sucesso total, ocupando o primeiro lugar em várias paradas de sucesso em diversos países. Mesmo desaparecendo das listas de sucesso, a Lambada como dança, continua em destaque na Bahia, onde independente da moda, permanece sendo dançada nas areias de Porto Seguro dividindo espaço com o Axé Music.

A Lambada como música saiu de moda cedendo lugar para outros ritmos latinos, mas a vontade de dançar de muitos simpatizantes daquele ritmo não. "Enquanto o Lambadeiro viver a Lambada jamais morrerá".

Atualmente, temos a Lambada sendo dançada ao som do Zouk, ritmo este originário da Martinica e Guadalupe, cantado na sua maioria em creòle, dialeto francês, este ritmo é o que mais se aproxima da nossa Lambada, posto que esta última sofreu influências do Zouk em sua formação. Desde a época que estourou a Lambada, o Zouk já era executado em vários países da Europa e América Central. É um ritmo realmente fascinante, sua cadência enseja muito romantismo, principalmente quando se trata do Zouk Love. O próprio nome já diz tudo: É uma verdadeira "Festa do Amor”, é puro romantismo para nenhum Latin Lover botar defeito. A lascívia da Lambada cedeu lugar para a sensualidade refinada do Zouk. Na Martinica, assim como em Guadeloupe foi criado para este ritmo uma dança.

No Brasil, primeiro chegou a música e a tradução em termos de movimento ficou a cargo dos dançarinos que viram no Zouk uma possibilidade de manter a nossa Lambada viva. Por sua estrutura melódica e harmônica diferenciada, a Lambada de outrora sofreu alterações incorporando novos passos, formas e dinâmicas diferentes. Surge então o movimento Zouk no Brasil. Muito forte em São Paulo, hoje em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e ganhando força novamente em Porto Seguro.

O Zouk - que significa "Festa" - é uma dança praticada no Caribe, principalmente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco, todas de colonização Francesa. Já o Zouk praticado no Brasil difere daquele que se vê no Caribe, assim como da própria Lambada, pois entre nós sofreu influência de outras formas de dança. O Zouk é dançado com movimentos contínuos, que resultam num passeio em liberdade melódica, com respiração nas pausas. Sua musicalidade e ritmo ensejam o romantismo e a amizade, fortalecendo um dos mais gratificantes prazeres da vida, que é dançar." 

Veja abaixo um vídeo produzido por Israel Szerman, professor, DJ e grande incentivador do Zouk em Brasília.

 

Zouk Passion
  Política de Privacidade